Balneário Camboriú
Balneário Camboriú: A Jóia do Atlântico Sul
E o mar, cheio de admiração, confessou-se apaixonado por Balneário Camboriú. Aos poucos, fez com que dessa escolha surgisse um dos balneários mais promissores do Brasil, cujo potencial foi, imediatamente, reconhecido a nível nacional e internacional.
Destaca-se, no cenário turístico, como uma das mais belas praias do sul do país, frequentada – durante todas as estações do ano – por pessoas de várias partes do mundo. Com tantas belezas naturais e com uma orla que, artisticamente, emoldura a terra, a imagem que se tem deste lugar é de uma verdadeira obra de arte!
História de Balneário Camboriú
Balneário Camboriú teve como primeiros habitantes os índios Tupi-guaranis. Um tempo não muito distante, e os primeiros passos para o turismo começou a aparecer com a chegada de famílias vizinhas, que começavam a descobrir um verdadeiro paraíso. A colonização começou em 1826 com a chegada do açoriano Baltasar Pinto Corrêa. Anos depois com a vinda dos alemães em busca de solo fértil, formou-se na região uma pequena aldeia, o “Arraial do Bom Sucesso”.
Em 1849 passou a ser distrito, iniciando no atual Bairro da Barra a construção da Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso, construída por escravos com óleo de baleia e argamassa (um dos atuais pontos turísticos). Em 1884 o lugarejo foi desmembrado de Itajaí, originando o município de Camboriú.
A partir de 1926 as famílias provenientes do Vale do Itajaí descobrem um verdadeiro paraíso de férias, e então são construídas as primeiras casas e o primeiro hotel. Em 20 de julho de 1964 Balneário Camboriú torna-se município, desmembrando-se de Camboriú.
Praias
- Laranjeiras.
- Taquarinhas.
- Taquaras.
- Praia do Pinho.
- Estaleiro.
- Estaleirinho.
- Praia dos Amores.
Pontos Turísticos
- Cristo Luz.
- Parque Unipraias.
- Ilha das Cabras.
- Parque Cyro Gevaerd.
- Igreja da Barra.
- Passarela da Barra.
Temperatura da água do mar de Balneário Camboriú
A temperatura da água do mar para esta a região de Balneário Camboriú varia de dezesseis graus centígrados em média (no inverno) para 24,4°C em média (no verão), sendo que no outono e na primavera fica em torno dos 21°C. Os meses mais quentes são Fevereiro e Março.
O clima é considerado ameno e, na classificação de Köppen, é do Tipo Cfa (mesotérmico úmido com verões quentes). No verão, embora quente, com uma sensação térmica podendo chegar até quarenta graus centígrados, porém sua temperatura dificilmente ultrapassa os 33°C, sendo que a média da temperatura no verão na cidade é de 25°C. Já no inverno, o clima muda completamente, grandes massas de ar polar chegam a cidade, deixando o clima na maioria dos dias nublados e a temperatura média não ultrapassando os catorze graus centígrados nas madrugadas mais frias, podendo ser observadas temperaturas entre zero e quatro graus centígrados.
A média de chuva na cidade é de 1 500 mm, não havendo uma estação seca. Porém, há anos com mais indícios de chuva do que outros, por causa do fenômeno El Niño. Os anos que têm a presença desse fenômeno têm índices pluviométricos muito superiores à média. Já os anos que têm o fenômeno La Niña têm índices pluviométricos mais reduzidos e invernos muito mais rigorosos, podendo ocorrer indícios de geada nas áreas afastadas do centro e nas partes mais elevadas dos morros.
Economia de Balneário Camboriú
As principais atividades econômicas do município são a prestação de serviços, a indústria, o turismo e a construção civil.
Entre os equipamentos turísticos, temos na Barra Sul do município, um teleférico que agrega o Complexo Turístico UNIPRAIAS e que liga a Praia Central à Praia das Laranjeiras e a demais praias da região sul de BC: Taquaras, Taquarinhas, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho. Pinho é a primeira praia de nudismo oficial do Brasil. Essas praias são interligadas por uma estrada denominada Linha de Acesso às Praias (LAP), mais conhecida como Inter-praias, que se estende até os limites do município de Itapema.
Balneário Camboriú oferece uma boa estrutura de apoio ao turismo, contando com mais de 100 hotéis, gastronomia variada e de qualidade, comércio forte e prestação de serviços.
A atividade da construção civil é supervalorizada, com média de 3 000 reais o metro quadrado. A ocupação dá-se por edificações comerciais e residenciais, contando com cerca de 1 035 edifícios de classes média e alta. O município conta com cerca de 350 imobiliárias e centenas de corretores credenciados, facilitando assim a vida de quem deseja comprar e vender imóveis em Balneário Camboriú.
Durante o ano, a procura por Balneário Camboriú é feita não apenas por brasileiros, mas também por turistas da América Latina, América do Norte e alguns países da Europa.
Etnias
A população balneo-camboriuense é caracterizada por ser pouco etnicamente miscigenada. É possível observar na cidade uma forte presença de pessoas brancas descendentes sobretudo de alemães, mas também de italianos, espanhóis, poloneses e portugueses. Juntos, a população branca da cidade, de qualquer etnia, representam mais de 92% da população de Balneário Camboriú. A população negra é numericamente reduzida, representando 0,3% da população. Entretanto, a população de pessoas pardas vem aumentando nos últimos anos (em torno de 7%), com a vinda de migrantes de outras regiões do país à procura de novas oportunidades profissionais e melhores condições de vida e renda. Já a presença de pessoas de etnia oriental é rara, porém verificável.
Cor/Raça X Percentagem
- Branca: 92,5%
- Negra: 0,3%
- Parda: 6,4%
- Amarela: 0,9%