Conhecendo Balneário Camboriú SC - Litoral Vertical

Novidades

Mercado Imobiliário e Balneário Camboriú

Balneário Camboriú

Balneário Camboriú
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Balneário Camboriú: A Maravilha do Atlântico Sul

E o mar, cheio de admiração, confessou-se apaixonado por Balneário Camboriú. Aos poucos, fez com que dessa escolha surgisse um dos balneários mais promissores do Brasil, cujo potencial foi, imediatamente, reconhecido a nível nacional e internacional.

Destaca-se, no cenário turístico, como uma das mais belas praias do sul do país, frequentada – durante todas as estações do ano – por pessoas de várias partes do mundo. Com tantas belezas naturais e com uma orla que, artisticamente, emoldura a terra, a imagem que se tem deste lugar é de uma verdadeira obra de arte!

História de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú teve como primeiros habitantes os índios Tupi-guaranis. Um tempo não muito distante, e os primeiros passos para o turismo começou a aparecer com a chegada de famílias vizinhas, que começavam a descobrir um verdadeiro paraíso. A colonização começou em 1826 com a chegada do açoriano Baltasar Pinto Corrêa. Anos depois com a vinda dos alemães em busca de solo fértil, formou-se na região uma pequena aldeia, o “Arraial do Bom Sucesso”.

Em 1849 passou a ser distrito, iniciando no atual Bairro da Barra a construção da Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso, construída por escravos com óleo de baleia e argamassa (um dos atuais pontos turísticos). Em 1884 o lugarejo foi desmembrado de Itajaí, originando o município de Camboriú.

A partir de 1926 as famílias provenientes do Vale do Itajaí descobrem um verdadeiro paraíso de férias, e então são construídas as primeiras casas e o primeiro hotel. Em 20 de julho de 1964 Balneário Camboriú torna-se município, desmembrando-se de Camboriú.


balneario-camboriu-dia-de-praia

balneario-camboriu-dia-de-praia

Praias

  • Laranjeiras.
  • Taquarinhas.
  • Taquaras.
  • Praia do Pinho.
  • Estaleiro.
  • Estaleirinho.
  • Praia dos Amores.

Pontos Turísticos

  • Cristo Luz.
  • Parque Unipraias.
  • Ilha das Cabras.
  • Parque Cyro Gevaerd.
  • Igreja da Barra.
  • Passarela da Barra.

balneario-camboriu-mar

balneario-camboriu-mar

Temperatura da água do mar de Balneário Camboriú

A temperatura da água do mar para esta a região de Balneário Camboriú varia de dezesseis graus centígrados em média (no inverno) para 24,4°C em média (no verão), sendo que no outono e na primavera fica em torno dos 21°C. Os meses mais quentes são Fevereiro e Março.

O clima é considerado ameno e, na classificação de Köppen, é do Tipo Cfa (mesotérmico úmido com verões quentes). No verão, embora quente, com uma sensação térmica podendo chegar até quarenta graus centígrados, porém sua temperatura dificilmente ultrapassa os 33°C, sendo que a média da temperatura no verão na cidade é de 25°C. Já no inverno, o clima muda completamente, grandes massas de ar polar chegam a cidade, deixando o clima na maioria dos dias nublados e a temperatura média não ultrapassando os catorze graus centígrados nas madrugadas mais frias, podendo ser observadas temperaturas entre zero e quatro graus centígrados.

A média de chuva na cidade é de 1 500 mm, não havendo uma estação seca. Porém, há anos com mais indícios de chuva do que outros, por causa do fenômeno El Niño. Os anos que têm a presença desse fenômeno têm índices pluviométricos muito superiores à média. Já os anos que têm o fenômeno La Niña têm índices pluviométricos mais reduzidos e invernos muito mais rigorosos, podendo ocorrer indícios de geada nas áreas afastadas do centro e nas partes mais elevadas dos morros.


Economia de Balneário Camboriú

As principais atividades econômicas do município são a prestação de serviços, a indústria, o turismo e a construção civil.

Entre os equipamentos turísticos, temos na Barra Sul do município, um teleférico que agrega o Complexo Turístico UNIPRAIAS e que liga a Praia Central à Praia das Laranjeiras e a demais praias da região sul de BC: Taquaras, Taquarinhas, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho. Pinho é a primeira praia de nudismo oficial do Brasil. Essas praias são interligadas por uma estrada denominada Linha de Acesso às Praias (LAP), mais conhecida como Inter-praias, que se estende até os limites do município de Itapema.

Balneário Camboriú oferece uma boa estrutura de apoio ao turismo, contando com mais de 100 hotéis, gastronomia variada e de qualidade, comércio forte e prestação de serviços.

A atividade da construção civil é supervalorizada, com média de 3 000 reais o metro quadrado. A ocupação dá-se por edificações comerciais e residenciais, contando com cerca de 1 035 edifícios de classes média e alta. O município conta com cerca de 350 imobiliárias, onde se destaca a Imobiliária Litoral Vertical.

Durante o ano, a procura por Balneário Camboriú é feita não apenas por brasileiros, mas também por turistas da América Latina, América do Norte e alguns países da Europa.

balneario-camboriu-noite

balneario-camboriu-noite


Etnias

A população balneo-camboriuense é caracterizada por ser pouco etnicamente miscigenada. É possível observar na cidade uma forte presença de pessoas brancas descendentes sobretudo de alemães, mas também de italianos, espanhóis, poloneses e portugueses. Juntos, a população branca da cidade, de qualquer etnia, representam mais de 92% da população de Balneário Camboriú. A população negra é numericamente reduzida, representando 0,3% da população. Entretanto, a população de pessoas pardas vem aumentando nos últimos anos (em torno de 7%), com a vinda de migrantes de outras regiões do país à procura de novas oportunidades profissionais e melhores condições de vida e renda. Já a presença de pessoas de etnia oriental é rara, porém verificável.

Cor/Raça X Percentagem
  • Branca: 92,5%
  • Negra: 0,3%
  • Parda: 6,4%
  • Amarela: 0,9%

balneario-camboriu-por

balneario-camboriu-por

Balneário Camboriú
5 (100%) 2 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×